Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 10h04min   <<


chamadas

Matéria 0995, publicada em 23/03/2005.


:Jessé Giotti

Participantes dão lance inicial de 30% do valor da jóia

Carolina Burg

Abotoaduras, pulseiras, alianças de bodas de prata, brincos e anéis com pedra. Estas foram algumas das relíquias colocadas em leilão no penhor de jóias da Caixa Econômica Federal, que aconteceu hoje, 23 de março. As jóias foram expostas a partir das 11 horas da manhã, receberam propostas de compra até as 16 horas, e amanhã será feita a divulgação dos resultados. O lote mais caro custava R$ 3.325,00 e continha vários objetos. Já o mais barato, com um único anel, saía R$ 65.

A cada fim de mês ocorre um novo leilão, uma nova possibilidade de resgate dos objetos de valor comercial e afetivo. Qualquer pessoa pode participar mediante o preenchimento de um cadastro simples, que se restringe a CPF, RG e senha de acesso ao terminal de penhor, o qual serve para dar o lance ao lote interessado. “Penhorar as jóias é um bom negócio, desde que se saiba controlar”, comenta Fabiane Bertolotto, corretora de imóveis, também cliente do penhor. Ela e muitas outras pessoas deixam suas jóias como garantia de pagamento a um empréstimo. Dessa forma não perdem de vez seus pertences, ao contrário de uma venda, por exemplo.

O valor assegurado ao cliente é sempre menor do que o valor comercial de cada peça, porém muitos acham vantajosa a troca, pois ela permite que todo mês haja o chamado afastamento, a renovação ou o resgate das jóias. Quando a jóia é afastada, ela deixa de integrar o leilão. Todo cliente é comunicado por mala direta a respeito do dia e horário do leilão. Além disso, ele é informado do andamento do seu processo e qual atitude deve tomar para que não seja arrematada a sua preciosidade.

A movimentação ao redor da vitrine no dia do leilão é grande. Apesar de considerar a escolha dos lotes um processo individual, Gecy Oliveira, vigilante da agência há quatro anos, comenta que sempre há joalheiros combinando e calculando o valor do arremate. A comissão de leilão estabelece em 5% o valor da arrematação. O sinal de garantia – valor que o interessado deve propor para assegurar sua participação na disputa pela jóia – deve ser de 20% em cima do valor da arrematação mais a comissão. Entre os participantes, é comum dar o lance inicial de 30% do valor da jóia.

É muito simples penhorar jóias. Basta ser maior de 18 anos, ter RG, CPF, e, claro, jóias de ouro. Na cidade, a agência Joinville, na Rua do Príncipe, é a única a oferecer penhor.

Página relacionada:

www.caixa.gov.br

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.