Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - 13h04min   <<


chamadas

Matéria 0993, publicada em 23/03/2005.


Poeta premiado ministrará o curso

Jessé Giotti

Orientar a sensibilidade poética é o desafio de Dennis Radünz durante o curso Criação e Leitura/Cultura e Percepção/Entusiasmo e Intuição a ser realizado no Sesc (Joinville) durante os dias 15, 16, 29 e 30 de abril; 13 e 14 de maio. O objetivo do curso é estimular a criatividade e a busca por uma linguagem própria. Em diálogos com obras de poetas como Arthur Rimbaud (francês), Fernando Pessoa (português) e o brasileiro Manoel de Barros, entre outros, em seus estilos do fazer poético.

Durante a leitura e releitura de autores clássicos e contemporâneos, Dennis buscará estimular a crítica, a interpretação e a percepção, para, a partir daí, sustentar construções próprias. Serão discutidos conceitos e técnicas de expressão poética como ritmo, métrica e rima, além da escolha das palavras na dança das idéias poéticas.

Dennis Radünz é escritor, poeta e editor. Sua última publicação foi O livro de mercúrio (2001) pela editora joinvilense Letradágua. Em 1996 recebeu o prêmio de escritor-revelação concedido pela Academia Catarinense de Letras.

Aprender poesia

Resta saber quais são as possibilidades de se aprender a fazer poesia a partir de um curso. Há quem diga que certa habilidade de expressão artística é inata. Para Luís D. Mendes, do grupo de poetas Zaragata, que já participou de cursos de poesia, a poética está na pessoa: “O que se pode apurar é a técnica. É bom também para o aspirante a poeta sair do lugar-comum e ter mais conhecimento dos estilos e formas que já foram usados para evitar repetições desnecessárias”.

A inscrições já estão abertas. O curso tem uma carga horária de 30 horas-aula, divididas em três encontros de 10 horas cada. O valor de inscrição por participante é de R$ 120,00, que pode ser parcelado em três vezes.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.