Das 38 defesas de monografia realizadas em fevereiro e março, a nota mais freqüente foi 10 – oito alunos conquistaram o conceito máximo, enquanto o mínimo foi 7.3, obtido por apenas um aluno. Em segundo lugar, ficou empatado o conceito 9 e o 8.5, cada um atribuído a cinco estudantes. Em seguida vem o 8, atingido por quatro acadêmicos. Três adquiriram o conceito 9.5, e dois o 8.6. As notas restantes, com apenas um autor de projeto de conclusão de curso, são 9.7, 9.4, 8.4, 8.3, 8.2, 7.8 e 7.5. Para se ter uma idéia do desempenho dos estudantes, a média total nas notas é 8.9.
O último projeto foi apresentado ontem, 16 de março, por Gabriela Nicolau. O assunto que a estudante abordou foi “televisão comunitária”. Dois trabalhos foram reprovados, mas as autoras irão desenvolver novas pesquisas para apresentar em breve. Todas as monografias com nota igual ou superior a 8.5 serão expostas na biblioteca do Ielusc, ou seja, 25 dos 36 trabalhos.
Quatro convidados fizeram parte da banca nas defesas: os professores Valci Zucolotto, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Ana Simões, da Universidade Regional de Blumenau (Furb); Fábio Lopes, também da UFSC; e Lauro Hagemann, ex-locutor do Repórter Esso. Ao todo, 26 professores do Bom Jesus/Ielusc integraram as bancas, e 18 foram orientadores.
Estes trabalhos de monografia são referentes aos estudantes que concluíram o 8o período no ano passado. Os acadêmicos que foram aprovados nos projetos organizarão a formatura em maio.