Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 07h04min   <<


chamadas

Matéria 0935, publicada em 24/02/2005.


Viagem à Alemanha define tema de pesquisa

Sidnei Schmoeller

Uma viagem entre São Paulo e Joinville revolucionou a vida de Alessandra Costa, estudante de jornalismo do Ielusc. As oito horas do trajeto foram suficientes para ela terminar seu namoro e embarcar em um novo relacionamento. Dessa nova paixão nasceu a possibilidade de conhecer a Alemanha, e foi lá, durante um passeio de carro pelas ruas de Berlim, que Alessandra decidiu o tema de sua monografia.

No percurso, a estudante ouviu a notícia de que Saddan Hussein havia sido capturado. “Fiquei imaginando como essa notícia chegou ao Brasil, e a partir daí surgiu efetivamente o interesse sobre a cobertura internacional”, revela. Autora e orientador decidiram, então, ajustar o foco dos estudos. “A reconfiguração do exclusivo na cobertura internacional” foi o título escolhido.

Durante o processo de construção da monografia, Alessandra analisou as várias formas de publicação das mesmas notícias em diferentes jornais. A Folha de S. Paulo e o Estadão foram os escolhidos para sustentar a tese. Basicamente, concluiu-se que ambos em muitas matérias apenas substituíram palavras. Um dos problemas levantados na pesquisa foi que, tanto a Folha quanto o Estadão teriam omitido as fontes de informação, no caso os nomes das agências noticiosas internacionais como a France Presse (AFP), Reuters e Associated Press (AP), entre outras. Ficou no ar a autenticidade e responsabilidade pelos fatos publicados.

A orientação da monografia foi realizada pelo Professor Juciano Lacerda. A defesa do trabalho acontecerá na próxima segunda feira, 28 de fevereiro, às 21 horas no anfiteatro do Ieslusc. Irão compor a banca os professores Gastão Cassel e Marco Chiaretti.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.