Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 05h03min   <<


chamadas

Matéria 0925, publicada em 25/11/2004.


Joinville destina 15 dias para a festa

Daisy Trombetta

Depois de um projeto de lei ser aprovado na Câmara de Vereadores de Joinville, a cidade destinará 15 dias do mês de dezembro para celebração do Terno de Reis. Além disso, acontecerá também o 2º Festival Joinvilense de Ternos de Reis em duas paróquias da cidade.

A programação do 2º Festival conta com apresentação de corais, reunião de grupos folclóricos, bênçãos e várias outras atrações. O evento acontecerá nas Paróquias Nossa Senhora Imaculada Conceição e São Paulo Apóstolo.

O Terno de Reis, ou Folia de Reis como é conhecida em algumas partes do Brasil, é uma das mais importantes manifestações culturais do país. A tradição consiste em reunir grupos folclóricos, que na época do Natal saem de porta em porta para anunciar o nascimento de Jesus e homenagear os três reis magos, que segundo a Bíblia, visitaram Jesus logo após seu nascimento.

A tradição é antiga na cidade. Veio com a imigração, mas estava esquecida. Há quem diga que a festa tem um cunho mais caipira na cidade de Joinville. Conforme material de divulgação do evento o Terno de Reis é uma manifestação de artistas do povo que extraem música e poesia dos sentimentos que carregam no peito.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.