Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 09h04min   <<


chamadas

Matéria 0897, publicada em 10/11/2004.


:Joyce Reinert

Publicação reúne produção científica do Ielusc

Revista tem novo projeto gráfico

Daisy Trombetta

A quinta edição da Revista Rastros, mesmo recém-lançada, já acumula vários elogios. São 99 páginas divididas entre artigos, entrevistas e resenhas. Além do novo projeto gráfico, ela ainda traz mudanças editoriais estabelecidas pelo Necom (Núcleo de Pesquisas em Comunicação), responsável pela publicação.

O projeto gráfico, elaborado pela AEP (Agência Experimental de Publicidade), demorou cerca de um mês para ganhar forma. E a aparência de "revista científica" agradou quem participou da publicação. Fernanda Sponchiado foi a estagiária responsável pelo projeto gráfico, tendo a orientação dos professores Alvaro Dias e Dicézar Leandro. Dicézar acha que ainda podem ser feitos mais alguns ajustes. "Acho que a revista pode ter mais imagens. Isso serve como um estímulo pra leitura", explica.

Na capa, um balão de diálogo sugere a idéia de fragmentos de discurso ou experimento de linguagem. O formato foi outro fator que chamou a atenção. O tamanho das páginas aumentou, aproximando-se ao das revistas de conteúdo científico.

O responsável pelo Necom, Pedro Russi, salienta outras mudanças. Uma delas é que essa foi a primeira edição a incluir resenhas. E daqui para frente sempre haverá uma ou duas resenhas. A cada edição, um professor ou pesquisador será convidado a escrever um artigo. Haverá ainda uma entrevista com um pesquisador, e o restante do espaço será preenchido pelos artigos selecionados. A intenção do Necom é convidar também pessoas de outras universidades para participar das próximas edições.

A seleção dos artigos que entrarão na revista é feita por um grupo de professores. O trabalho pode ser classificado como: aceito sem modificação; aceito com modificação; não aceito. Quem estiver interessado em participar deve ficar atento: todo ano é publicado um edital com a data das inscrições e as regras para a publicação. Os artigos inscritos são avaliados inicialmente sem que saiba o nome do autor, para não haver influências na hora da escolha. A revista é distribuída dentro do Ielusc e também mandada para universidades de todo o Brasil e algumas do exterior.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.