Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 01h04min   <<


chamadas

Matéria 0879, publicada em 25/10/2004.


Os três menos votados querem concorrer novamente

Daisy Trombetta

Um advogado, um funcionário público e uma micro-empresária. O que há em comum entre eles é o fato de terem sido os candidatos a vereador menos votados das eleições 2004 em Joinville. Todos fizeram menos de cinco votos e alegam ter desistido da candidatura ainda nas primeiras semanas.

Os três afirmam que voltarão à disputa nas próximas eleições. Além disso, explicaram que a desistência foi em virtude de desavenças com a direção do partido que representavam. “O PDT não foi ao encontro das minhas expectativas. Era desorganizado”, afirma Gerson Alves, que é advogado e fez cinco votos.

Souvenil de Oliveira, o Suvinil, do PHS, não obteve nenhum voto válido. Ele foi acusado pelo candidato à prefeitura do mesmo partido, Carlos Kaminski, de ter vendido a candidatura ao atual prefeito e candidato reeleito, Marco Tebaldi, do PSDB. Suvinil confirma ter ido até o gabinete do prefeito comunicar que tinha renunciado à candidatura, mas nega qualquer outro envolvimento. “Eu disse a ele que havia desistido e iria apoiá-lo, mas somente em troca de mais obras para a minha comunidade. Se isso é vender a campanha, sempre o farei”, afirma. Já a microempresária e candidata Vânia Ghiggi, do PSB, teve um voto válido e preferiu desistir da campanha para apoiar outro candidato.

Nenhum dos concorrentes investiu dinheiro nas campanhas. O protocolo de desistência foi enviado ao Fórum da Comarca de Joinville, mas nem assim o nome foi retirado da listagem. Quem recebeu voto, nem sabe de onde ele veio. “Eu acredito que o voto que recebi foi em virtude da semelhança entre os números. Por isso, alguém deve ter se confundido e votado em mim”, explica Vânia.

Os candidatos ainda denunciam o acirrado jogo de interesses que existe dentro das coligações partidárias. “Além de não oferecer estrutura o partido ainda nos utilizou para se autopromover. Eu só me candidato novamente se o presidente e o Kaminski saírem de lá”, enfatiza Suvinil, se referindo ao PHS. Os partidos ainda se defendem numa troca de acusações severas. O presidente do PDT também fez acusações ao candidato Gerson Alves: “Ele resolveu desistir porque achava que viria mais dinheiro da coligação”.

Os menos votados da eleição 2004 em Joinville tinham sonhos variados caso assumissem uma vaga na Câmara. Vânia pretendia apostar suas forças na luta por mais oportunidades para a terceira idade e clubes de mães. Gerson lutaria pelo trabalho comunitário bem como pela pavimentação de algumas ruas. Suvinil trabalharia em prol do desenvolvimento industrial e urbano de sua localidade.

O último candidato citado acima já concorreu a uma vaga na Câmara no ano de 2000 e obteve quase 400 votos. “Não investi dinheiro algum. Os votos que fiz foram com a ajuda de meus amigos e familiares”, ressalta.

                                                                                        

 

 

 

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.