Coordenador do curso de jornalismo da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), mestre em ciências da comunicação e doutor em comunicação e semiótica. Esse é o perfil do jornalista Francisco Karam que estará no Ielusc sexta-feira, 1º de outubro, lançando seu segundo livro “A Ética Jornalística e o Interesse Público”. Além de mostrar a nova obra, Karam ainda participará de um debate sobre o filme Fahrenheit 9/11, que será exibido no último dia da programação do Cinema na Quadra – Documentários, no anfiteatro da instituição a partir das 20h30.
O livro faz uma reflexão sobre os limites éticos da atividade jornalística. O autor mostra ainda, que uma informação diária de qualidade, produzida por profissionais competentes, é essencial para a democracia e para a consolidação e a manutenção da cidadania. O papel social e político da atividade jornalística é o objeto central de estudo da obra.
Francisco José Castilhos Karam é formado em Jornalismo pela PUC (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Ex-diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, também integrou, por dois mandatos, a Comissão Nacional de Ética e Liberdade de Imprensa da Federação Nacional dos Jornalistas.