Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 02h04min   <<


chamadas

Matéria 0801, publicada em 23/09/2004.


Cinema na Quadra começa dia 27

Daisy Trombetta

O Diretório Central de Estudantes (DCE) vai promover a exibição de cinco documentários no Ielusc. O “Cinema na Quadra - Documentários” inicia dia 27 de setembro e vai até dia 1º de outubro. A programação é a seguinte: dia 27 de setembro, “Nem Gravata Nem Honra”; dia 28, “Terra para Rose”; dia 29, “Sonho de Rose”; dia 30, “Tiros em Columbine”; e dia 1º de outubro, “Fahrenheit 9/11”. A exibição dos filmes começa às 19h30 na quadra do lado da cantina.

No último dia do evento está programado também um debate com o jornalista e escritor Francisco Karam, que estará na cidade para lançar o livro “A Ética Jornalística e o Interesse Público”. O debate terá início às 20h30, no anfiteatro do Ielusc.

Segundo Juliano Nunes, membro do DCE, a escolha do local foi feita em virtude do grande número de alunos que passam por ali. “A idéia de fazer na quadra é justamente para ficar mais próximo dos alunos”, enfatiza. Uma seqüência do evento já está dentro dos planos dos organizadores. Uma peça de teatro será a próxima atração. “O Jardim Zoológico”, de autoria de Albert Albee, já está confirmada, mas ainda não tem data definida para a montagem.

No ano passado a professora de publicidade Cláudia Aguiyrre promoveu a exibição, no mesmo local, de produções feitas pelos alunos do curso. Vendo o sucesso do evento, os integrantes do DCE resolveram repetir a dose, mas desta vez exibindo documentários.

“Fahrenheit 9/11” é um filme recente, ainda em cartaz nos cinemas, e foi baixado da internet por um aluno. Em conseqüência disso, o documentário, que faz uma análise do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 em Nova York, poderá ser visto gratuitamente pela comunidade acadêmica. O evento tem o apoio do Curso de Comunicação Social e o patrocínio da Home Vídeo.

Veja mais informações sobre os filmes:

Nem Gravata nem Honra

Direção: Marcelo Masagão

Mostra as diferenças entre homens e mulheres, tomando como base entrevistas feitas com habitantes de uma pequena cidade. Os entrevistados dão sua noção do mundo e da diferença entre os sexos.

Terra para Rose

Direção: Tetê Moraes

Mostra a realidade de algumas 1.500 famílias que participaram da primeira grande ocupação feita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em 1985, no Rio Grande do Sul.

Sonho de Rose

Direção: Tetê Moraes

Mostra como vivem, dez anos depois, algumas das 1.500 famílias que participaram da primeira ocupação do MST, retratada no filme anterior, Terra para Rose.

Tiros em Columbine

Direção: Michael Moore

Uma análise sobre a obsessão americana por armas de fogo, a partir do atentado no Colégio Columbine, numa pequena cidade americana, praticado por dois alunos da escola.

Fahrenheit 9/11

Direção: Michael Moore

Uma investigação sobre como os Estados Unidos se tornaram alvo de ataques terroristas, a partir dos atentados de 11 de setembro de 2001.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.