Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 11h04min   <<


chamadas

Matéria 0776, publicada em 14/09/2004.


Camila Morales

Jessé Fernando Giotti (4a. fase Jornalismo) e Rodrigo Miranda Barbosa (4a. fase Publicidade e Propaganda) viajaram na noite dessa segunda-feira para Montevidéu, Uruguai, para participar do 1o. Fórum Latinoamericano de Memória e Identidade.

No dia 20 de agosto eles receberam dos organizadores a notícia de que o artigo produzido pela dupla havia sido aprovado para participação. A partir daí, Jessé e Rodrigo enviaram carta para a direção da instituição solicitando ajuda de custo para a viagem. Na sexta-feira, dia 10 de setembro, foi dada a resposta ao pedido. A instituição decidiu bancar as passagens, inscrição e hospedagem.

É a primeira vez que bolsistas do Necom (Núcleo de Estudos em Comunicação) do Instituto Superior e Centro Educacional Luterano viajam ao exterior. Segundo Rodrigo Miranda, a participação de ambos no 1o. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação, realizado pela Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), em Canoas (RS) ajudou na produção do artigo enviado ao fórum.

A comunidade negra do Catumbi, localizada em Araquari, norte de Santa Catarina, foi o objeto de estudo de Jessé e Rodrigo para a realização do artigo final enviado a Montevidéu intitulado A oralidade e a memória numa comunidade negra. Dos três eixos temáticos oferecidos o artigo dos bolsistas do Necom se encaixa no primeiro: 1) ciências sociais e culturas populares: um diálogo pendente, 2) diversidade para a coesão e 3) identidade, projeto e integração.

O 1o. Fórum Latinoamericano de Memória e Identidade será realizado nos dias 17, 18 e 19 de setembro e recebeu inscrições de vários países como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, México, Nicarágua e Peru.

Para mais informações sobre o evento acesse: www.signo.com.uy/foroidentidad

Página relacionada:

www.signo.com.uy/foroidentidad

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.