Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 18h04min   <<


chamadas

Matéria 0702, publicada em 04/06/2004.


Livro mostra caminhos e trilhas de Joinville e região

Rosana Rosar

As paisagens naturais de Joinville e região são apresentadas no livro Caminhos e trilhas. Os textos, mapas e fotos fornecem a quem nunca praticou trilhas uma noção do ambiente, o que levar e como se comportar nele. Escrito por Mônica Lopes Gonçalves, Dra. em Geologia na área de hidrogeologia e recursos minerais pela USP, Orlando Ednei Ferretti, mestre em Geografia, na área de conservação e utilização de recursos naturais, pela UFSC, Reginaldo Carvalho, montanhista, graduando em Geografia, Fabíola Girardi, bacharel em artes visuais com habilitação em artes plásticas e Samir Alexandre Rocha, graduado em Turismo com ênfase em meio ambiente, no Bom Jesus/Ielusc, o livro pode servir como uma espécie de manual para quem desconhece as belezas existentes nos caminhos.

O livro é um trabalho idealizado há quatro anos, mas colocado em prática, somente há dois. Devido à falta de tempo, os escritores percorreram as trilhas, escreveram e descreveram as imagens nos finais de semana e feriados. São 25 trilhas, espalhadas pelos municípios de: Joinville, São Francisco do Sul, Itapoá, Garuva, Campo Alegre e Guaramirim.

A falta de materiais que divulgassem esses lugares e alertassem os leitores sobre a importância de conhecer e preservar as paisagens motivou os escritores a fazer o livro. “É necessário começar a contribuir com referências sobre essa região. É preciso planejamento para conhecer esses lugares, a paisagem é sensível e deve ser preservada”, disse Orlando Ferreti, um dos autores, também professor de Geografia e gestão de unidades de conservação, no Bom Jesus/Ielusc.

Caminhos e trilhas, foi lançado no dia 1º de junho, no Museu de Arte de Joinville – MAJ e está à venda nas livrarias de Joinville e região. “A idéia do livro foi fazer um trabalho com conceitos científicos, mas ao mesmo tempo acessíveis a todos. Algo mais profundo do que um manual, não apenas para orientar, mas também para conscientizar”, finalizou Orlando.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.