Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 07 de dezembro de 2021 - 14h12min   <<


chamadas

Matéria 0661, publicada em 14/05/2004.


:Monique Bione

Coleta seletiva no Bom Jesus/Ielusc

Coleta seletiva desperta para preservação ambiental

Monique Bione

Conscientização e preservação ambiental. Essas são palavras de ordem para a Jacatirão – Associação em Defesa da Vida – e, agora, também faz parte do dia-a-dia do Bom Jesus/Ielusc. Com o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos, o Ielusc, em parceria com a Jacatirão, alerta para o dever social de preservar o meio ambiente. “O programa tem como objetivo separar os resíduos recicláveis dos não recicláveis e encaminhá-los para destinos mais adequados como a Recicla – Empresa de Reciclagem e Beneficiamento de Resíduos –“, explica Luana Hudler, associada e coordenadora do Programa de Coleta Seletiva.

A parceria entre o Ielusc e a Jacatirão surgiu através da idéia de estudantes da Comunidade Estudantil do Ielusc de associar-se com alguma ONG no primeiro semestre de 2003. A Associação em Defesa da vida Jacatirão é um órgão privado e sem fins lucrativos. Tem como objetivo a preservação ambiental – através de projetos, pesquisas, programas de educação ambiental.

“Com o Programa de Coleta Seletiva a Associação em Defesa da vida e o Ielusc tem como meta também despertar a consciência de toda a comunidade da Instituição para a importância da conservação ambiental e esclarecer como a coleta seletiva pode contribuir para esta conservação”, acredita Luana. Para o coordenador da Comunidade Estudantil, Pastor Carlos Musskopf, o programa serve para sensibilizar os alunos para a separação dos materiais não só na escola, mas também nas suas casas. “A natureza é a criação de Deus e devemos cuidar bem dela”, ressalta.

“Acho que a coleta desorganizada porque não tem separação dos materiais e não vai servir pra nada”, argumenta Adriana Mines, estudante de jornalismo. Já Mariana Wojciechovski, 19 anos, estudante de jornalismo, tem outra idéia. “É uma ótima iniciativa da faculdade, mas acho que vai ser difícil para os alunos se conscientizar com a importância desse programa. Deveria ser mais divulgado na instituição”, diz. “Esse projeto de coleta é bom, só que não foi nem falado para os estudantes, faltou mais informação”, ressalta Jonathan Boettcher, 20 anos, outro estudante de jornalismo. Mas, segundo o coordenador da Comunidade Estudantil, a CE passou em todas as salas de aula informando sobre a coleta seletiva. No Ensino Médio foi feita uma palestra sobre o assunto com o Diretor da Recicla, Marco Demarchi.

A ONG Jacatirão está realizando uma mostra fotográfica com tema sobre natureza. Em sala oferecida pelo Ielusc, o evento está acontecendo no bloco A e irá até dia 25 desse mês. A associação é mantida com uma colaboração mensal de cinco reais dos associados, grupo de pessoas que oferecem trabalhos voluntários em prol da preservação ambiental. Pretende fazer uma associação com programas federais para arrecadar mais recursos e promover eventos.

Para quem quiser saber mais sobre o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos pode participar das reuniões na Comunidade Estudantil que acontecem todas as quintas-feiras, às 18 h, na rua Princesa Isabel, 438, Bom Jesus/Ielusc no Deutsche Schule.

Quais são os materiais recicláveis e os não recicláveis?

Reciclável

Papel: embalagens longa vida, jornais, listas telefônicas, folhetos, revistas, impressos em geral, papelão. Metal: latas de alimentos e bebidas, tampinhas, panelas, latas de refrigerante. Vidro: todos os tipos de garrafas e copos, frascos, vidros de conserva. Tecidos: resíduos industriais. Plástico: todas as embalagens de plástico, inclusive as sujas. Madeira.

Não reciclável

Orgânico: resto de comida, cascas de frutas, verduras e legumes. Metal: embalagens aerosol, esponjas de aço e latas de material misto. Vidro: cristais, lâmpadas, espelhos. Papel: papéis sujos de banheiro, carbono, guardanapo, celofane, adesivos, fotografias. Plástico: plásticos com resto de alimentos, cabos de panelas.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.