Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 06h03min   <<


chamadas

Matéria 0653, publicada em 12/05/2004.


:Fabrício Porto

A sede do projeto Missão Criança no Boa Vista

Projeto “Missão Criança” é exemplo de cidadania em Joinville

Fabrício Porto

Não fazer pelas crianças, mas fazer com as crianças. Com essa filosofia, o Projeto Missão Criança, do Bairro Boa Vista, presta auxílio a 158 crianças empobrecidas das regiões leste e noroeste de Joinville. A coordenadoria do projeto formada pelos pastores Jandir Sossmeier e Adriane Beatriz Sossmeier vem colecionando vitórias ao realizar um trabalho que foge do assistencialismo. Para Jandir, é necessário construir um saber e a cidadania para a conseqüente autonomia da criança.

A doação de leite de cabra para 35 crianças faz parte desse projeto. A participação da família é essencial. Ela recebe instruções mensais para o uso correto do alimento. Para bebês de até dois anos é necessária uma quantidade diária de 250 mililitros de leite de cabra. No caso de impossibilidade de amamentação pela mãe ele é o melhor substituto do leite materno. A semelhança garante ao recém-nascido as proteínas necessárias para seu desenvolvimento. Fonte de cálcio, fósforo e vitaminas A e D, e excelente para o processo digestivo, esse alimento possui glóbulos de gordura mais leves, eliminando a possibilidade de dores abdominais, diarréias e vômitos.

O pastor ressalta a importância das parcerias para o bom funcionamento do projeto. A Sociesc (Sociedade Educacional de Santa Catarina) apóia a idéia e é responsável pela orientação pedagógica. O pouco contato com o mundo digital contrasta com o mundo de dificuldades enfrentadas pelos jovens. Os cursos oferecidos pela Sociesc proporcionam a interação com a internet e com programas de informática. O resultado é que o projeto já impulsionou a carreira de alguns adolescentes que hoje têm emprego. Depois de passarem pelo programa, os jovens são voluntários no Missão Criança.

Jandir apostou na idéia de ajudar a construir um mundo melhor para crianças e adolescentes vítimas da pobreza. Até conseguirem o apoio da comunidade e dos quase 70 voluntários ao longo dos oito anos de funcionamento. O projeto enfrentou dificuldades mas conseguiu o incentivo da Secretaria do Bem-Estar Social e dos Padrinhos da Missão Aliança Norueguesa, que contribuem com 40% da verba, definindo assim o sucesso desse projeto.


 

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.