Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 19h04min   <<


chamadas

Matéria 0635, publicada em 29/04/2004.


A ordem do momento é ser voluntário

Monique Bione

Vontade de ajudar, muito trabalho, renovação e reintegração. Essas são as regras fundamentais no dia-a-dia do Paps (Pronto Acolhimento Psicossocial) de Joinville, um centro de apoio médico, terapêutico e ocupacional às pessoas com transtornos mentais graves. A sede do Pronto Atendimento fica no bairro Anita Garibaldi e funciona também com trabalho voluntário. Até mesmo o jornal do Paps é feito através de trabalho voluntário. Pacientes e funcionários realizam juntos a tarefa de colher e compor as notícias. No grupo, há uma vaga para jornalista. “O jornal serve para informar a comunidade sobre a Instituição e chamar a atenção para o trabalho voluntário”, diz Sandra Vitorino, coordenadora do Paps.

O comprometimento com a reinserção dos usuários na comunidade é tão grande que o PAPS criou o Jornal do CAD. Ele foi feito em 2002 e tem como proposta a reabilitação dos usuários em fase final de tratamento. A sugestão é realizar um trabalho mais amplo de conhecimento dos meios de comunicação, despertando a motivação para a leitura e pensamento crítico para com os assuntos da sociedade. “Ele é produzido e impresso no Paps e distribuído em todos os postos de saúde de Joinville”, enfatiza Sandra. Apenas participa da produção do jornal o paciente com vontade e que se encontra em estágio avançado de tratamento. “O jornal é ideal para fazer com que os usuários se sintam mais incentivados a interagir com o meio fora do centro. Eles produzem as matérias e passam para o computador. O voluntário de jornalismo os orienta para que saia um bom trabalho”, conta José Borges Jr., estagiário de Enfermagem.

Mesmo com a grande importância dada ao trabalho voluntário ainda se percebe uma falta de interessados. “Hoje não contamos com nenhum voluntário para o jornal nem para as demais oficinas como as de artesanato, tapeçaria, panificação, culinária, marcenaria. A única divulgação para chamar a atenção dos estudantes dessas áreas é feita quando sai alguma matéria em impressos e tv”, lamenta Sandra.

O voluntariado tem sido incentivado no país, incluído em currículos e valorizado pelas empresas, pois mexe com liderança e tarefas em conjunto, segundo o Portal dos Voluntários (www.portaldosvoluntarios.com.br). A propagação do trabalho voluntário vem sendo incentivada desde 17 de dezembro de 1985, quando foi criado o Dia Internacional do Voluntário para o desenvolvimento Econômico e Social – 5 de dezembro - pela Assembléia Geral das Nações Unidas.

O Pronto Atendimento Psicossocial é referência em Joinville. “Os pacientes são trazidos de outros ambulatórios para o Paps, quando os mesmos apresentam um agravamento do transtorno mental”, explica Sandra. É um modelo de atendimento integrado formado por uma única equipe multidisciplinar de 32 funcionários, entre eles, três profissionais de nível superior como psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico. Os profissionais atuam em conjunto e com única finalidade de inclusão social do paciente. Para isso é necessário o centro, onde é feito um atendimento tanto emergencial quanto os casos onde a internação é temporária.

O Paps é um projeto do Ministério da Saúde com apoio da Prefeitura de Joinville. Os interessados em ser voluntário o endereço do Paps é Rua Alexandre Schlemm ou entrar em contato pelo fone (47) 422 – 7161.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.