Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 03h04min   <<


chamadas

Matéria 0586, publicada em 26/03/2004.


Jornalistas formados pelo Ielusc já podem obter registro

Cleide Carvalho

Oliver Takahashi Albert, 24 anos, é o primeiro de um total de 28 jornalistas formados pelo Ielusc a receber o registro profissional. Ele fez o requerimento no início de março e obteve a resposta positiva no dia 19. A turma de Oliver se formou no primeiro semestre de 2003 e ele não solicitou o registro antes porque o curso só foi reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) no final do ano passado.

O jornalista trabalha há aproximadamente quatro anos no jornal A Notícia. Por iniciativa própria ele procurou a empresa e acabou contratado como estagiário. Depois de oito meses, foi efetivado.

Sergio Murillo de Andrade, ex-presidente do Sindicato de Jornalistas de Santa Catarina e professor do Ielusc, diz que o registro é a identidade profissional, não só do jornalista, mas de qualquer graduado. Os formados sem registro são apenas bacharéis.

Segundo Oliver, não existe dificuldade para obter o registro. Basta reunir alguns documentos, o diploma e solicitar o requerimento. “Consultei a página do sindicato na internet (http://www.sjsc.org.br) e alguns colegas para tirar dúvidas”, completa.

A documentação deve ser enviada para a Delegacia Regional do Trabalho, no Ministério do Trabalho, situada à Rua Victor Meirelles N. 198 - Centro Florianópolis - SC CEP: 88010-044, ou para o sindicato, na Av. Mauro Ramos, 1.624/207 - Centro - Florianópolis (SC) - 88020-302.

Confira os documentos necessários para fazer o requerimento do registro profissional:

§ fotocópia autenticada do diploma de comunicação;

§ fotocópia autenticada da carteira de identidade;

§ declaração de bons antecedentes;

§ carteira de trabalho.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.