Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 19h04min   <<


chamadas

Matéria 0564, publicada em 15/03/2004.


Biblioteca Pública é reformada, mas faltam livros

Rosana Rosar

A Biblioteca Pública de Joinville passou por modificações e está com sua estrutura física renovada e uma nova agenda cultural. O programa Reinventando a Biblioteca Pública, implantado em abril de 2003, começa a mostrar resultados. Porém, permanecem os problemas quanto ao limitado acervo de livros.

O prédio foi reformado e foram criadas salas, para os funcionários, para a leitura de jornais, revistas e o uso dos computadores. Aos sábados, das 9:00 às 13:00 h, há teatro e contação de histórias para as crianças, acesso gratuito a internet, feira do sebo e exposições.

Alcione Pauli, monitora da biblioteca, faz o agendamento para a visitação das escolas, apresentação da estrutura e dos livros para os alunos e a contação de histórias para as crianças. Segundo ela o retorno tem sido positivo e os pais sempre levam os filhos para as atividades aos sábados. Há também o Clube de Ledores Voluntários, onde interessados podem ler para quem possui limitações visuais.

Mesmo com todas essas mudanças, a biblioteca, por onde circulam 450 visitantes por dia, enfrenta a desatualização no acervo bibliográfico. Os 50 mil livros arquivados não suprem a necessidade da população e ainda o material é muito antigo. Apenas jornais e as revistas são atualizados periodicamente.

O diretor Nathanael Rocha diz que pelo fato do estabelecimento não possuir orçamento próprio, as mudanças estão sendo feitas lentamente. Para ele, a biblioteca pública deveria ser transformada na Secretaria do Livro e da Leitura, assim seria possível pôr em prática todas as idéias planejadas e melhorar o acervo. Rocha, por exemplo, sonha em poder investir cerca de R$ 10 mil por mês na aquisição de novas publicações. Enquanto isso não ocorre, tem que se contentar com doações.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.