A marca Audi foi criada pelo engenheiro August Horch, em 16 de julho de 1909, depois do afastamento da empresa que ele fundou: A. Horch & Cie. Motorwagen Werke. Após a Primeira Guerra Mundial, a Audi teve dificuldades de reconversão a produção civil. Em 1928, ela foi absorvida pela DKW. Após anos de rivalidade, Horch, Audi e DKW se unem em 1932, formando a Auto Union que nesse mesmo ano absorvem a Wanderer Werke, dando origem aos quatro elos que conhecemos até os dias de hoje. A divisão de modelos por características eram: Horsch e Wanderer fariam carros de luxo, Audi e DKW, os modelos de tração dianteira, ficando a Audi com os médios e refinados e a DKW com os populares e motor dois tempos.
Após o término da Segunda Guerra Mundial, só a DKW retornou ao cenário automobilístico e de motocicletas. Seus produtos foram comercializados em muitos países como a Argentina e o Brasil, só para citar a América do Sul. Aqui, a Vemag ( Veículos e Máquinas Agrícolas), iniciou a produção dos modelos Auto Union sob a denominação DKW Vemaguet (perua) e DKW BELCAR(sedan) em 1956.
Em 1958 a Daimler Benz e em 1965 a Volkswagen, absorveram a Auto Union/DKW. O primeiro produto dessa união foi apresentado no salão de Frankfurt em setembro de 1965. Tratava-se de um DKW F102 com frente redesenhada e faróis retangulares, suspensão por barras de torção e motor de 1,7 litros, 72 cv e 13 kgmf de torque, projetado pela Mercedes Benz. Seu nome de batismo era Audi 60.
Após o renascimento da marca Audi, essa só conheceu o caminho do sucesso e evolução, tendo se tornado o braço da Volkswagen na utilização de alta tecnologia e refinamento. Houve na verdade um processo inverso, pois, a Volkswagen alemã vivia no começo dos anos 70 períodos de grandes incertezas e prejuízos. A transição radical para modelos refrigerados à água, tração dianteira e carroceria monobloco, foi de responsabilidade da Audi. E resultou na grande mudança de conceito construtivo da Volkswagen e sua saúde financeira, transformando-a no gigante de hoje.