Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 - 17h11min   <<


chamadas

Matéria 0369, publicada em 01/10/2003.


:Divulgação

A empresa teve vida própria fora de sua sede nos EUA

Por Max Ferreira Machado acadêmico do 4º semestre de Jornalismo e consultor técnico da CIA Jordan de Veículos

Ao contrário do que muitos pensam, a Ford Motor Company não tem só fábrica nos Estados Unidos.A Ford Alemã foi fundada em Berlim, em Agosto de 1925.

O primeiro Modelo “T” Alemão, saiu da linha de montagem em 8 de Abril de 1926. Após o Modelo “T”, veio o Modelo “A” em 1927. Em seguida veio o V8. O primeiro modelo projetado na Alemanha e com projeto similar ao da Ford Inglesa, foi o FORD KÖLN, lançado em 1932. Este modelo, tinha um motor de 4 cilindros em linha com 933c.c. idêntico ao FORD “Y “ da Ford Inglesa. Daí em diante, vieram modelos originais: EIFEL 1935, TAUNUS 1939(o maior sucesso da Ford Germânica e muito conhecido no Brasil nos anos 50, tendo sido fabricado até o final dos anos setenta).

Nos anos noventa, a Ford Alemã passou a se chamar Ford Europa (todos os projetos, inclusive da Ford Inglesa, passaram a ser de responsabilidade da Ford de Colônia).A Ford alemã tem projetos e autonomia totalmente diversos da Ford Americana, como se fossem duas empresas distintas. Muitos modelos de Ford Europeus são conhecidos no mundo inteiro, à saber: TAUNUS 12 M, PREFECT, ANGLIA, CONSUL, ZODIAC , ZEPHIR, CORTINA, CORTINA LOTUS, GRANADA,CORSAIR, ESCORT(lançado em Janeiro de 1968), FIESTA, SCORPIO, SIERRA, MONDEO, KA, PUMA, FOCUS, ETC.

A Ford inglesa foi inaugurada em 8 de Março de 1911, em Trafford Park, Manchester.

Durante muitos anos seus produtos foram cópias dos modelos vendidos na América. Em 1932 foram inauguradas as novas instalações em Dagenham, Essex.

Nesse ano foi lançado o primeiro veículo todo projetado na Inglaterra: O Modelo “Y”, com motor de quatro cilindros em linha, 933c.c. e 21 cv. Depois vieram os ANGLIA, PREFECT, PILOT, POPULAR, CONSUL, ZEPHYR, ZODIAC, CORSAIR, ESCORT, GRANADA, TRANSIT, CARGO, ETC.

Nos anos noventa toda a produção passou para a Alemanha.

A Ford francesa foi criada em 1930, com a montagem do Ford “Y” inglês, porém, com tração dianteira. Em 1934, após um acordo entre Henry Ford e Emile Mathis, iniciou-se a fabricação do Ford V8 norte americano, denominado Matford com 3.600 c.c.(importado dos EUA); posteriormente foi escolhido o motor v8 menor, com 2.200 c.c. e fabricação local.

Após a segunda guerra, a Ford assumiu o controle e lançou o Ford Vedette e posteriormente o Ford Comète. Em 1954 a Ford foi vendida para a Simca, que aproveitando a nova carroceria do Vedette, relançou com o nome de Simca Chambord e Trianon. Este modelo seria lançado no Brasil em 1959, inclusive com o antigo motor de 2.214 c.c. e válvulas laterais de 1932.

No Brasil a Ford se instalou em 1919 na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo. O primeiro modelo montado foi o Modelo “T”, que teve boa aceitação no mercado. No final de 1927 foi lançado o Modelo “A” (conhecido no Brasil como Ford 29), no mesmo tempo que nos EUA. Em 1932 veio o Ford V8.

Até os anos 50 todos os veículos da Ford eram montados no Brasil em CKD, ou seja, os veículos vinham prontos e alguns componentes, como: bateria, pneus e outros eram montados aqui. Na linha de caminhões, até carrocerias de furgões eram fabricadas no Brasil assim como a sua maior concorrente: A GM.

Em 1957, foi produzido o primeiro caminhão Ford F600 à gasolina com motor V8 de 4.500 c.c. e 167 cv, depois vieram o F350, F100 e F600 diesel. Em 1967 é lançado o Galaxie e em Novembro de 1968 o Corcel.

Atualmente a Ford tem em Camaçari na Bahia a fábrica mais moderna e ecologicamente correta da América Latina.

Existem ainda, fábricas da Ford na Argentina e na Austrália.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.