Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 02h04min   <<


chamadas

Matéria 0216, publicada em 29/08/2003.


Presidente critica oligarquias na comunicação

CS

O mercado de trabalho, a estrutura viciada da comunicação no Brasil e a regulamentação do diploma foram os principais temas abordados pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Luís Fernando Assunção, em sua palestra no Ielusc. No dia 27 de agosto ele falou aos alunos do 6° semestre do curso de Jornalismo. O evento fez parte das atividades da disciplina Realidade Regional em Comunicação com o professor Pedro Russi.

Assunção acredita que a realidade da comunicação no Brasil se reflete em Santa Catarina: o mercado é fechado, centralizado, monopolista, só visa o lucro e “sofre” da falta de ética por causa das oligarquias. Isso, segundo ele, contribui para a perda da qualidade de informação e acaba trazendo reflexos ruins para a sociedade.

A importância da discussão sobre meios alternativos (cooperativas, assessoria de imprensa, internet, e terceiro setor) também foi ressaltada, uma vez que essas mídias podem ser fundamentais para descentralizar a atual estrutura da comunicação. Ele também comentou sua experiência como diretor de redação da Folha do Litoral, jornal de São Francisco do Sul, produto da Cooperativa Catarinense de Jornalistas. Com isso, aproveitou para afirmar que um jornal pode ser independente política e economicamente e ainda assim sobreviver.

O presidente comentou a existência de um projeto no governo federal para a criação do Conselho Federal de Jornalismo e seus similares estaduais. Segundo ele, a iniciativa seria uma maneira de qualificar a informação, de publicar informações honestas e de ter maior controle sobre a regulamentação da profissão.

Luís Fernando Assunção tem 14 anos de profissão. É formado pela Unisinos de São Leopoldo/RS. Na mesma cidade, trabalhou nos jornais Exclusivo, NH e Revista de Lançamentos. Em Porto Alegre trabalhou no Jornal Zero Hora. Atualmente é repórter especial do jornal ANotícia em Florianópolis e diretor de redação do jornal Folha do Litoral de São Francisco do Sul.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.