Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 06h03min   <<


chamadas

Matéria 0153, publicada em 19/08/2003.


Audiência define criação de fórum de acompanhamento da mídia

BLPW

A audiência pública "O controle social na Mídia" realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto, (18/08), na Assembléia Legislativa, em Florianópolis, resultou na implantação do fórum catarinense de acompanhamento da mídia, com o objetivo valorizar os direitos humanos na televisão aberta em todo o país.

Através desta audiência, o deputado Paulo Eccel (PT/SC) trouxe para Santa Catarina a campanha nacional "Quem financia a baixaria é contra a cidadania", idealizada pelo deputado federal Orlando Fantazzini (PT/SP), com a finalidade de discutir e analisar o papel da mídia no imaginário social. Segundo Fantazzini, o fórum já está sendo formado em diversos estados e terá como finalidade acompanhar também a programação local das emissoras de TV e rádio.

Para o jornalista, Celso Vicenzi, membro da comissão de ética do Sindicato dos Jornalistas de SC, não é o telespectador que deve desligar a TV, mas sim a programação que deve ser melhorada. "Nossas crianças passam em média quatro horas na frente da TV - o mesmo tempo que permanecem em sala de aula. Em favelas, não é raro as casas terem aparelhos de TV e não possuírem geladeira". No Brasil, 50 milhões de crianças e adolescentes "consomem" o produto TV, formando conceitos, idéias, moda, etc. Estamos em uma época em que a máxima verdadeira é: "Consumo. Logo existo", concluiu Vicenzi.

Durante a audiência, foi marcado para o próximo dia 26 de agosto, às 18 horas, na Sala de Comissões da Assembléia em Florianópolis, um novo encontro com todas as entidades interessadas, onde serão definidas as diretrizes para a implantação no Estado do fórum para acompanhamento da mídia, que deverá acompanhar a programação televisiva, indicar os programas que desrespeitam os direitos humanos e a cidadania, analisando os casos e com a possibilidade de tentar persuadir os responsáveis pelo programa a interromper os abusos.

"Já existe um movimento do conselho de psicologia para a efetivação desse trabalho. As primeiras medidas que tomaremos é disponibilizar para as escolas a cartilha elaborada pela Câmara dos Deputados sobre o assunto abordado e também forneceremos um vídeo sobre as discussões feitas nesta audiência", concluiu Eccel.

Também integraram a mesa de audiência, o jornalista Rogério Christofoletti,vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Sidnéia de Oliveira, representando a Acaert, Eliane Travassos, Conselho Regional de Psicologia e Paulo Hentz, do Conselho Estadual de Educação.


Assessoria de Comunicação da Assembléia Legislativa de Santa Catarina

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.