Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 11h04min   <<


chamadas

Matéria 0131, publicada em 15/08/2003.


Ielusc recebe exemplar do ANotícia do ano de 1948

CS

As notícias são parecidas, mas ao invés de se referirem ao blecaute de Nova Iorque, tratam do racionamento de luz na Alemanha. Falam da crise do carvão em Santa Catarina em vez de falar sobre a crise econômica atual. Discutem o acordo comercial entre Brasil e Argentina, que trouxe para o país 350 mil toneladas de trigo, e não da crise da suinocultura, que atinge o estado há mais de um ano e meio.

Descrevem os acontecimentos de um dia no país quando o presidente do Senado Federal era Nereu Ramos e não José Sarney. Quando o presidente da República era Eurico Gaspar Dutra e não Luiz Inácio Lula da Silva. Um país no qual o cruzeiro era a moeda oficial e não o real. No entanto, o problema da alimentação do povo brasileiro estava em evidência como hoje com o Fome Zero.

Essas foram as notícias publicadas no jornal ANotícia em 9 de julho de 1948 cujo exemplar foi doado hoje, 15 de agosto, para a Biblioteca Central do Ielusc. A doação foi feita pela professora de Redação III Imara Stallbaum. “Ao invés de preservar a história em minha casa, preferi compartilhá-la com os alunos do Ielusc. Além disso, o jornal é editado em Joinville”, justifica a professora.

'

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.